“Escrever como Leitores” leva alunos por caminhos da literatura
15 mar 2024 · Releases ·6
Com o projeto “Escrever como Leitores”, a Fundação SM faz aos alunos de escolas públicas o convite à imersão em obras literárias, com descobertas por meio do estudo, do diálogo e da escrita.
A Fundação SM lança mais um projeto na área do ensino. Trata-se do “Escrever como Leitores”, iniciativa que, como o próprio título sugere, estimula os participantes – alunos do ensino fundamental e médio – a estar em contato com a obra, estudando o seu conteúdo e propondo textos a partir da leitura.
Desta vez, a parceria se dá com o Instituto Meta Educação, sediado no Rio de Janeiro e criado em 2006. Adriana Gomez, presidente da entidade, comenta que a metodologia trazida pela Fundação SM agrega muito valor ao trabalho que o Instituto já vem desenvolvendo por meio do projeto Reforço do Futuro. “Esta atividade reúne 120 alunos de escolas da rede pública. São crianças que chegam cansadas da proposta do ensino convencional. Mas a partir das oficinas do projeto, descobrem uma nova motivação”.
Adriana destaca a oportunidade que os alunos têm de idealizar uma história a partir do que leram. “E mais ainda, poderão contar ao próprio autor, em encontro presencial, o que descobriram a partir da obra”. Para ela, é o “poder transformador que o Meta Educação busca com as atividades que realiza”.
Trajeto construtivo
A gestora da Fundação SM no Brasil, Érica Carvalho, lembra que a iniciativa surgiu na Espanha. “A Fundação SM unida à Associação Espanhola de Leitura e Escrita (AELE) lançaram as bases da proposta que estamos implantando no Brasil, a partir do Rio de Janeiro”.
A gestora explica que os trabalhos começaram com a formação dos educadores, que replicarão aos alunos, em sala. O projeto “Escrever como Leitores” terá duração de seis meses a um ano. “O objetivo é proporcionar uma imersão na obra, descobrindo o enredo, os personagens, conflitos e até propor novos desfechos”, conclui a executiva.
Saiba mais sobre a Fundação SM acessando br.fundacion-sm.org
Foto: Divulgação.