Fundação SM Brasil lança pesquisa sobre percepção do jovem em relação ao ensino
17 jul 2023 · Releases ·5
“Por que Estudamos?” é o título da Pesquisa Flash que a Fundação SM Brasil acaba de lançar. O levantamento traz dados relevantes sobre a percepção do jovem brasileiro em relação aos estudos e o campo de trabalho futuro.
A pesquisa ouviu 400 jovens, entre 15 e 29 anos, que responderam a perguntas sobre, por exemplo, empregabilidade, orientação profissional e valor da educação.
Segundo esta Pesquisa Flash, os jovens e as jovens sentem-se motivados ao estudo tendo em vista a empregabilidade (27%). Já alternativas como “interesse por aprender”, “ser uma pessoa qualificada”, “fazer o que gosta” ou ainda “mudar o mundo” são aspectos que aparecem em posições inferiores na ordem de prioridade dos entrevistados.
O mesmo guia de perguntas foi aplicado na Espanha, México e Chile, países onde a Fundação SM está representada. Neste sentido, no caso brasileiro, a opção pela área de estudos é determinada mais pelas oportunidades profissionais (35%) do que pela vocação propriamente (13%). Assim, os jovens brasileiros são os menos propensos a estudar para fazer o que gostam.
Os jovens brasileiros (73%) também consideram que a formação profissional adapta-se melhor às mudanças próprias do mercado de trabalho do que a formação universitária propriamente.