Programa Mulheres Artesãs: O feminismo na Ação Social.
22 mar 2024 · Releases ·6
A parceria entre a Fundação SM e o Instituto Meta Educação extrapola a prática e torna-se apoio a outras ações que a instituição carioca realiza. Este é o caso do programa Mulheres Artesãs, idealizado para dar orientação às participantes no campo do empreendedorismo. “Mas nós vamos além”, afirma Adriana Gimenez.
Conhecedora da situação de vulnerabilidade que as 60 participantes muitas vezes vivenciam, a executiva assegura que o programa tem sido um importante ponto de acolhimento. “Algumas, de fato, querem empreender. Outras buscam e encontram aqui um espaço acolhedor”, explica, acrescentando que todas vivenciam a receptividade e o atendimento humano que diferenciam o projeto. “Além disto, elas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e a criatividade, visando compor a renda doméstica”.
Voltado à população do Centro do Rio, compreendida pelos bairros do Estácio, Cidade Nova, Rio Comprido, Catumbi e as comunidades do Complexo de São Carlos, o Mulheres Artesãs oferece várias atividades.
Entre elas estão práticas de artesanato e as rodas de conversas sobre temas socioculturais. “As integrantes do programa vão ao teatro graças às parcerias firmadas, além de participarem das oficinas com especialistas em diferentes áreas”, afirma a presidente do Meta Educação. “Tudo o que oferecemos visa à atuação destas mulheres na sociedade. Assim se sentirão acolhidas e seguras para empreender e vencer os desafios do dia a dia, já que a maioria delas são chefes de família”, conclui.
Saiba mais sobre a Fundação SM acessando br.fundacion-sm.org
Foto: Divulgação.